As potencialidades do Duolingo no ensino de língua inglesa

Gratuito

ACESSAR LIVRO

Título: As potencialidades do Duolingo no ensino de língua inglesa

Autoria: Mateus Morais Lelis

ISBN: 978-65-5364-470-0

DOI: 10.47402/ed.ep.b253700700

Data de Publicação: 06/12/2025

Sou Mateus Morais Lelis, Licenciado em Letras pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) e Mestre em Tecnologias Emergentes em Educação pela MUST University. Atuo como professor de Língua Inglesa e Língua Espanhola há mais de sete anos, com experiência em escolas públicas, privadas e em projetos voltados para o ensino de idiomas. 

Desde o meu primeiro contato com a Língua Inglesa, me apaixonei pelo idioma. Tive a sorte de contar com o apoio dos meus pais, que puderam me proporcionar o estudo em uma escola de idiomas, o que foi determinante para que eu despertasse não só o interesse pela língua, mas também o desejo de um dia, ensinar e tornar esse aprendizado acessível para outras pessoas. Assim, ao concluir o Ensino Médio, decidi cursar a licenciatura em Letras, com o objetivo de compartilhar meus conhecimentos e contribuir para democratizar o ensino da Língua Inglesa, fazendo com que, na medida do possível, o ensino das escolas públicas se aproximasse da qualidade oferecida nas instituições particulares. 

Quando ingressei na rede pública de educação, percebi que a forma como aprendi a Língua Inglesa já não era tão atrativa para a nova geração de estudantes. Diante desse desafio, decidi buscar novas possibilidades e ingressei no mestrado em Tecnologias Emergentes em Educação, com o intuito de encontrar, na tecnologia, aliada a práticas pedagógicas inovadoras, formas mais eficazes e envolventes de ensinar o idioma. 

Durante o mestrado, fui apresentado por alguns alunos ao aplicativo Duolingo, uma ferramenta lúdica e interativa que utiliza recursos de gamificação para o ensino de idiomas. Essa experiência despertou em mim o interesse por explorar a relação entre tecnologia e aprendizagem de línguas, tema do Trabalho de Conclusão de Curso de MASTER OF SCIENCE IN EMERGENT TECHNOLOGIES IN EDUCATION da MUST UNIVERSITY – Florida USA. Portanto, vislumbrando o fruto da pesquisa, percebi que seria importante publicá-la como livro e aqui o faço. Meu desejo é que esta obra possa inspirar outros educadores e contribuir para tornar o ensino de línguas mais acessível, interessante e conectado com a realidade dos estudantes de hoje. 

Luziânia-GO, 30 de maio de 2025 

Mateus Morais Lelis





Honra-me ter o privilégio de prefaciar o livro “AS POTENCIALIDADES DO DUOLINGO NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA” e o faço na qualidade de quem ainda está caminhando em direção a aprendizagem e ao conhecimento. Geralmente um prefaciador apresenta uma obra fundamentada na sua capacidade, conhecimento e postura de quem tem competência para avaliá-lo. 

Desta vez, a precificadora, o faz com o orgulho de ser a primeira leitora e com a alegria de descobrir algo novo. Diante disso, me proponho a relatar o mergulho feito e as sensações que obtive ao desbravar cada página. 

A primeira sensação, como professora, foi a de que a educação carece de professores pesquisadores e engajados na luta por inovar nos processos de ensino-aprendizagem, bem como que estejam dispostos a adequar as metodologias didáticas considerando a complexidade contemporânea e que o fazer pedagógico deve estar de acordo com as necessidades de aprendizagem dos alunos. 

A segunda sensação é que no livro prefaciado, o autor descreve sobre as evoluções tecnológicas e sua utilização em sala de aula, nas aulas de Língua Estrangeira, sobretudo nas aulas de Língua Inglesa na Educação Básica. Percebo uma profunda luta pela valorização da Tecnologia Digital da Informação e Comunicação nos processos educativos, como um laboratório de interações e produções coletivas de saberes. É isso que a educação contemporânea precisa: pesquisadores engajados na busca por propostas inovadoras e significativas para os alunos atuais. 

Ao aprofundar ainda mais, tenho uma nova sensação, a de que algumas plataformas digitais são bem-vindas na sala de aula como uma ferramenta para melhorar a aquisição de conhecimentos e apropriação da Língua Inglesa, sobretudo sendo essa a linguagem dos artefatos tecnológicos. 

Ademais, o livro aborda as potencialidades do Duolingo no ensino da Língua Inglesa e explora como essa ferramenta digital pode ser utilizada para aprimorar o aprendizado de idiomas. No livro, o autor enfatiza como a gamificação, a acessibilidade e a eficácia do aplicativo com versão gratuita favorecem o desenvolvimento da competência e habilidades com a língua estrangeira dos aprendizes. 

Essa obra é uma ajuda ao trabalho pedagógico, trazendo para o leitor um panorama teórico a partir da discussão da prática, conduzindo todos os leitores à luz do conhecimento, abrindo o horizonte intelectual e a curiosidade por aprofundamento epistemológico sobre o assunto.


São João da Paraúna-GO, 30 de maio de 2025. 

Raniele Moreira da Costa Lemes