
Importância da fisioterapia no tratamento de fratura de colo de fêmur em idosos acima de 60 anos
Gratuito
ACESSAR LIVRO
Título: Fisioterapeuta na atenção primária em saúde no contexto das prevenções de quedas em idosos: uma revisão integrativa
Autoria: Rutelene Oliveira Bailosa, Francisco Carlos Santos Cerqueira
Organização: Michelle Domingos da Silva
ISBN: 978-65-87207-60-5
DOI: 10.47402/ed.ep.b202060605
Ano: 2020
Publicado em: 13/12/2020
É com imensa satisfação que apresentamos a obra “Fisioterapeuta na atenção primária em saúde no contexto das prevenções de quedas em idosos: uma revisão integrativa” elaborada por Rutelene Oliveira Bailosa, Francisco Carlos Santos Cerqueira e organizada por Michelli Domingos da Silva.
Desejamos a todos uma excelente leitura!
Introdução: A Organização das Nações Unidas, estima-se que a população mundial de idosos passará de 841 milhões para 2 bilhões até 2050. No Brasil, informações colhidas através do sistema de informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) assinalam que em 2060 o percentual da população com 65 anos ou mais chegará a 25,5% (58,2 milhões de idosos), enquanto em 2018 essa proporção era de 9,2% (19,2 milhões). Objetivo: Este estudo pretende descrever a forma de atuação do fisioterapeuta na atenção básica em saúde, bem como refletir sobre a prevenção de quedas em idosos no contexto da atenção primária em saúde. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório, do tipo revisão integrativa da literatura. Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Biblioteca Virtual em Saúde Enfermagem Brasil (BDENF), PUBMED. Resultados: Foram analisados 89 artigos publicados entre 2014 a 2020. Com a estratégia de cruzamento: atenção primária em saúde; fisioterapia; queda; idosos. Após uma seleção criteriosa dos resumos, foram selecionados 10 estudos referentes ao tema do projeto. O quadro acima mostra a importância do fisioterapeuta na prevenção das quedas em idosos. Além disso, os autores citados no quadro acima concordam sobre a importância das atividades física essenciais na terceira idade. E ressalta a importância de tratamento adequado em qualquer fase da vida, porém os idosos tem uma relevância não só de tratamento, mas também de prevenção e intervenção, o que ajuda na melhora da qualidade de vida. Conclusão: O tratamento fisioterapêutico pode ser necessário em qualquer fase da vida, porém os idosos tem uma relevância não só de clínico, mas também de prevenção e intervenção, o que ajuda na melhora da qualidade de vida. Viabilizar a saúde junto aos idosos deve tornar-se um habito constante, por isso, é de suma importância o acompanhamento de um profissional qualificado atuando na terceira idade, promovendo praticas preventivas de exercícios físicos.
