




O que é ensaio acadêmico?
Nesta leitura nosso objetivo é esclarecer as principais dúvidas sobre o ensaio acadêmico para que você possa iniciar sua produção científica e uma possível publicação. Deseja saber mais? Continue a leitura do artigo abaixo.
11/24/20253 min read
O que é um ensaio?
O ensaio é um gênero textual onde são expostas opiniões, ideias, reflexões, e críticas do autor durante uma análise de determinado tema ou assunto. O ponto principal deste tipo de texto é o desenvolvimento de argumentos sobre a problematização do assunto a partir do ponto de vista do autor e por isto caracteriza-se por conclusões autênticas. Por seu forte uso do discurso argumentativo o ensaio não possui relação direta com gêneros como narração e descrição.
O ensaio como produção textual acadêmica
Também conhecido como ensaio científico, este tipo de texto curto que possui teor didático e formal, utilizando-se da fundamentação teórica através de bibliografia específica do estudo a ser abordado. Ou seja, o ensaio acadêmico baseia-se em teorias de autores que já pesquisaram sobre o tema anteriormente. É importante fazer uma boa seleção bibliográfica para ajudar na reafirmação dos argumentos do autor durante a produção do seu texto.
Por ser uma produção científica, este gênero engloba o uso de linguagem culta, denotativa, sem uso de gírias. O ensaio geralmente é uma produção que posteriormente poderá ser transformada em um artigo científico a ser publicado.
Características de ensaio acadêmico
As principais características do gênero textual ensaio acadêmico são:
Ø Linguagem culta
Ø Exposição do tema
Ø Reflexões acerca do exposto
Ø Argumentação, apoiada em bibliografia especializada
Ø Originalidade e criatividade
Ø Texto crítico e problematizador
Ø Diversidade de temas
Ø Uso das normas da ABNT para formatação de texto
Como elaborar um ensaio acadêmico?
Tema: Assunto que será abordado
Título: É relacionado com o tema e chama atenção para o texto
Resumo: É um texto curto apresentando em poucas palavras sobre o que é o texto, seu tema, contexto, justificativa, desenvolvimento e conclusão. Não é obrigatório, dependerá da solicitação
Introdução: Contendo o contexto, justificativa ou problematização da atividade.
Desenvolvimento: Descrição da atividade, onde o autor exporá seus argumentos acerca da problemática abordada na atividade realizada apoiando-se em bibliografia especializada sobre o tema.
Conclusão: É um texto original do autor concluindo sua linha de pensamento acerca do tema após a aplicação da atividade que foi realizada.
É importante ressaltar que as fontes utilizadas na produção do texto devem sempre ser identificadas para não caracterizar plágio. O texto deve ser claro quanto suas ideias e argumentações, por ser uma produção textual curta, não se recomenda ficar abordando conteúdos de forma repetitiva, o objetivo é abordar o tema, o objeto que será discutido (relato, atividade ou objeto específico), argumentar sobre o estudo utilizando a bibliografia escolhida para defender seu ponto de vista e concluir seus argumentos trazendo novamente o tema para fechar o texto. Tudo isto de forma sucinta.










