
Perspectivas e desafios para a produção de leite e carne no cerrado
Gratuito
ACESSAR LIVRO
Título: Perspectivas e desafios para a produção de leite e carne no cerrado
Organização: Alexandre Menezes Dias, Geraldo Tadeu dos Santos, Luis Carlos Vinhas Ítalo e Gelson dos Santos Difante
ISBN: 978-65-87207-57-5
Ano: 2020
O livro Perspectivas e Desafios para a produção de leite e carne no Cerrado, para um futuro sustentável foi escrito com objetivo levar aos leitores tecnologias e informações consolidadas e que visa agregar conhecimentos aos Técnicos, Produtores e Pós-Graduandos da área de Ciências Agrárias destas duas importantes cadeias de produção do Estado de Mato Grosso do Sul.
No tocante a Cadeia Produtiva do Leite no MS, constata-se que o Estado é ainda pouco expressivo, mas que tem um potencial enorme para crescimento e diante de um cenário de intensas e constantes mudanças sanitárias e tecnológicas faz-se necessário agir com muita cautela e profissionalismo. Há necessidades dos Sistemas de Produção de Leite (SPL) existentes e ao mesmo tempo, ao se estabelecer novos SPL, adequá-los as instruções normativas (IN) determinadas pelo MAPA através das IN-76 e IN-77, 26 de novembro de 2018, bem como dotá-los de tecnologias competitivas e sustentáveis. Os assuntos abordados para esta cadeia estão ligados a qualidade do leite, nutrição e alimentação (silagens, nitrato, etc...), Estratégias de alimentação de vacas leiteiras confinadas em sistemas Free-stall e Compost barn, antioxidantes e gordura na dieta de vacas leiteiras: O exemplo da linhaça e reprodução das vacas.
Com relação a Cadeia Produtiva da Carne o MS se destaca como um dos estados mais expressivo do país. Embora, o Estado do MS tenha nessa cadeia produtiva mais expressão do que na cadeia produtiva do leite, existem ainda muitos gargalos a serem sanados. O MS tem nesse segmento um dos mais importante das cadeias produtivas do agronegócio. Os temas relativos a este campo foram todos voltados a nutrição e alimentação de animais confinados, dieta de alto grão, exigências de fibra para animais confinados, presente e futuro de inoculantes microbianos em silagens.
Alguns temas foram abrangentes para ambas as cadeias de produção: Estratégias de manejo do pastejo para redução de impactos ambientais e Estratégias na suplementação de bovinos em pastagens tropiciais.
Desta forma, este Livro aporta conhecimentos para preencher as lacunas existentes, tanto científicas, como práticas tecnológicas em duas Cadeias Produtivas que são de importância chave para o desenvolvimento do Estado de MS. Precisamos centrar focos em promover articulação entre os pecuaristas, cooperativas, associações, sindicatos, Senar-MS e instituições parceiras como as Universidades tendo o Governo do Estado como idealizador e promotor deste desenvolvimento.
Os Organizadores
