Relações entre cultura, ensino e aprendizagem

Gratuito

ACESSAR LIVRO

Título: Relações entre cultura, ensino e aprendizagem
Autor: Pedro Lucio Barboza
ISBN: 978-65-87207-18-6
Ano: 2020

Não temos aqui a pretensão de apresentar a solução para os problemas da escola ou da educação, muito menos, para as questões do ensino e da aprendizagem, que estamos nos propondo discutir nesta obra. Não vamos assumir o papel daqueles que se afirmam detentores da verdade. Vamos tentar apontar alguns caminhos que podem ser trilhados ou que podem gerar reflexões ou alternativas diferentes de algumas percorridas até aqui em relação ao processo de ensino e de aprendizagem.

Ademais, não trataremos, nas discussões aqui levantadas, de questões diretamente relacionadas às políticas públicas de educação, às quais têm evidenciado o desleixo do Estado, com o desrespeito a professores e professoras, pela efetiva falta de cumprimento de algumas políticas, ou até mesmo sua inexistência, mesmo considerando a relação direta das políticas educacionais com os processos de ensino e de aprendizagem pela ótica das práticas que levam em consideração os aspectos culturais. Consideramos a possibilidade da cultura oferecer caminhos que apontem para a compreensão do processo de ensino e aprendizagem em sala de aula. Não basta ao professor saber que cada aluno é um ser único, que aprende dentro do seu tempo, ou seja cada aluno tem um ritmo próprio para aprender. Os alunos vêm de culturas diferentes, aprenderam com suas culturas, adquiriram valores que influenciam em suas vidas, que interferem no modo como aprendem.

Não basta o reconhecimento de que no Brasil há um caldeirão de cultura, que é uma nação multicultural, mas, é preciso, ao professor, compreender a força que a cultura tem para influenciar na aprendizagem do aluno. Quando os professores fazem uso da linguagem dos estudantes para ensinar, eles estão levando em consideração a cultura do aluno e empregando uma estratégia de ensino culturalmente relevante.