
Caderno didático para o estudo dos processos patológicos gerais
Gratuito
ACESSAR LIVRO
Título: Caderno didático para o estudo dos processos patológicos gerais
Autoria: Lidia Cristina Villela Ribeiro e Amanda Ines Vieira de Mello
ISBN: 978-65-5364-478-6
DOI: 10.47402/ed.ep.b25382786
Data de Publicação: 11/12/2025
Os segredos por trás das doenças e dos mecanismos de defesa do corpo humano com uma abordagem clara, interativa e essencial para sua formação em saúde.
Este caderno didático foi pensado para transformar o estudo da Patologia Geral em uma experiência prática, dinâmica e envolvente. Com recursos multimídia e foco na aplicabilidade, ele é o guia ideal para compreender, de forma clara, os processos que sustentam os mecanismos de agressão e defesa e o aparecimento das doenças.
Foi somente a partir do século XIX, com os estudos científicos direcionados para a observação microscópica da estrutura celular, que ocorreu uma evolução dos conhecimentos morfológicos nas pesquisas médicas e a criação de inúmeras especialidades, entre elas a Patologia. Etimologicamente, o termo Patologia vem do grego e resulta da união das palavras Pathos, que significa "doença", e Logos, que se traduz por "estudo".
O patologista é o profissional que avalia as alterações estruturais nos tecidos que constituem os órgãos do corpo humano, decorrentes dos mecanismos de agressão e defesa gerados pela injúria.
As análises histopatológicas realizadas podem ser utilizadas para o desenvolvimento de pesquisa científica, diagnóstico clínico, conduta médica e, também, para procedimentos terapêuticos.
Como disciplina ofertada no ciclo básico dos cursos de graduação na área de Ciências da Saúde, a Patologia costuma ser dividida em duas formas: Patologia Geral e Patologia Sistêmica.
O ensino da Patologia Geral — objeto desta obra — abrange temas que discutem as lesões teciduais e os mecanismos de agressão e defesa envolvidos.
A oferta da disciplina costuma ocorrer no ciclo básico dos cursos de graduação na área da saúde, por meio de atividades teóricas e práticas. Estas últimas exigem a compreensão da estrutura microscópica tecidual normal para que seja possível reconhecer alterações celulares nas preparações histológicas.
Para atender às novas demandas tecnológicas que surgiram no ensino universitário e tornar o estudo teórico-prático da Patologia mais dinâmico, aplicado e interativo, foi produzido o Caderno Didático para o Estudo dos Processos Patológicos Gerais — em formato digital — com ênfase na etiopatogênese das lesões teciduais e dos mecanismos básicos de defesa do corpo humano.
Esta obra está dividida em nove capítulos e tem o intuito de proporcionar uma aprendizagem mais significativa para os estudantes, por meio da integração de conhecimentos e da aplicabilidade dos assuntos abordados na prática profissional.
No primeiro capítulo, faz-se um breve comentário sobre a estrutura de uma célula eucariótica normal, por meio de uma abordagem integrada entre os conhecimentos básicos de Biologia Celular, Histologia e Patologia.
No segundo capítulo, discutem-se aspectos básicos do sistema imune e dos órgãos linfoides.
No terceiro capítulo, aborda-se a importância do uso de equipamentos de proteção e apresentam-se ferramentas necessárias para o estudo histopatológico, como o uso do microscópio e a confecção de lâminas histológicas (histotécnica), mediante vídeo explicativo.
Nos capítulos seguintes, do quarto ao oitavo, apresentam-se conteúdos que perpassam pelos mecanismos envolvidos nos processos de alterações celulares reversíveis e irreversíveis, nas respostas inflamatórias e no reparo tecidual, nos distúrbios circulatórios, nas neoplasias e nas formas de defesa apresentadas pelo organismo.
No nono capítulo, a atenção dirige-se para uma breve abordagem histórica sobre o desenvolvimento da Patologia e de doenças negligenciadas no Brasil, por meio do podcast Historiando na Pato.
No décimo e último capítulo, propõem-se atividades nas quais o estudante é desafiado a mobilizar seus saberes prévios, criar conflitos cognitivos, desenvolver autonomia, incorporar novos conhecimentos e refletir sobre sua aprendizagem.
Por fim, espera-se que este livro — organizado dentro de uma perspectiva pedagógica construtivista — possa estabelecer um universo de aprendizagem significativa para os nossos estudantes e para todos aqueles que tenham interesse neste campo do conhecimento.
